O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre (RS), anuncia a realização da quarta edição da Semana Caldeira, evento gratuito que neste ano acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, com mais de 200 horas de programação voltada a temas como inovação, tecnologia e nova economia. A expectativa é de que o encontro reúna mais de 15 mil pessoas, entre lideranças empresariais, empreendedores, investidores, pesquisadores e entusiastas da transformação digital. Inscrições já estão abertas.
Serão mais de 120 palestras distribuídas ao longo de cinco dias de evento e dez palcos simultâneos, em um ambiente imersivo de debates e conexões. A edição deste ano busca ampliar ainda mais o alcance da plataforma de inovação do Instituto Caldeira, trazendo à tona discussões sobre inteligência artificial, transformação nos negócios e tecnologias emergentes. “Neste ano, estamos colocando a inteligência artificial no centro das discussões, reunindo grandes nomes para debater como empresários e empreendedores estão navegando essa tendência”, destaca Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. “Nossa expectativa é consolidar a Semana Caldeira como um dos maiores eventos gratuitos de inovação da América Latina.”
Tema central: o custo da inação
Inspirada na obra Arriscando a Própria Pele, de Nassim Taleb, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre coragem, tomada de risco e comprometimento pessoal como condições para transformar negócios por meio da inovação. O mote busca provocar o público a pensar: quais os custos de adiar decisões estratégicas em um cenário de mudanças aceleradas? Qual o preço de evitar riscos diante de um mercado cada vez mais volátil e digitalizado?
A discussão dá continuidade à linha conceitual iniciada em 2024, quando a Semana Caldeira abordou o conceito de antifragilidade – a ideia de que, diante do caos e da incerteza, organizações podem emergir mais fortes se souberem se adaptar e inovar. “A Semana Caldeira 2025 nasce da nossa convicção de que ficar parado não é uma opção: a ação mobiliza, conecta pessoas, cria realidades e muda cenários”, afirma Pedro Valério. “Queremos provocar as lideranças do país a pensar em como criar uma cultura empresarial mais predisposta ao risco e à inovação para construir o futuro que queremos.”
“A Semana Caldeira também reflete e contribui para o amadurecimento do ecossistema de inovação de Porto Alegre”, completa Pedro. “É um momento em que a cidade se projeta nacionalmente como um ponto de encontro para lideranças que estão discutindo o futuro dos negócios e da tecnologia.”
Entre os speakers já confirmados para a edição de 2025 estão:
- Francisco Bosco – Filósofo, escritor e compositor
- Guilherme Horn – Head of WhatsApp – Meta
- Guilherme Benchimol – Founder XP Investimentos
- Jack Bancroft – Founder & CEO AIME Mentoring
- Pedro Bartelle – CEO Vulcabras
- Mansueto Almeida – Economista-Chefe BTG Pactual
- Tito Gusmão – Founder & CEO Warren
- Fernando Ribeiro – Chief Strategy Officer GUT
- Claudia Costin – Founder FGV, conselheira do Instituto Caldeira
- Lia Glaz – Presidente Fundação Telefônica-Vivo
- Priscila Cruz – Presidente Todos Pela Educação
- Alex Szapiro – CEO SoftBank
- Marcos Boschetti – CEO Neologica
- Marciano Testa – Founder Agibank
- Marcio Callage – CMO Vulcabras
- Beatriz Johannpeter – Founder Instituto Helga Gerdau
- Paula Englert – CEO BOX1824
- Daniel Scuzzarello – CEO Siemens
- Átila Abreu – Piloto de Stock Car
- Ana Inoue – Superintendente Fundação Itaú
- Daniel Randon – CEO Randoncorp
- Lucas Mendes – CEO Fundação Estudar
- Rafael Umann – CEO Azion
- Fernando Conrado – Cientista social e comentarista
A participação na Semana Caldeira é gratuita e aberta ao público. As inscrições já estão abertas na plataforma oficial do Instituto Caldeira.