Iniciativa busca soluções em inteligência artificial para transformar a inspeção de Redes de Distribuição e marca a primeira participação em desafios internacionais do hub de inovação do Grupo
O Grupo Equatorial, holding brasileira de energia e multi-utilities, está dando um passo inédito no campo da inovação ao lançar, por meio do EQT Lab – seu hub de inovação aberta –, um desafio global para startups e scale-ups. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Caldeira, dentro do programa Conecta Caldeira, e busca soluções que utilizem visão computacional e inteligência artificial para otimizar o processo de inspeção preditiva de Redes de Distribuição em alta tensão.
Com o desafio, o Grupo Equatorial quer identificar tecnologias que agilizem o processo de inspeção, aumentem a segurança, reduzam custos operacionais e fortaleçam a confiabilidade do fornecimento de energia, em linha com os indicadores regulatórios do setor.
“Esse é um marco para o EQT Lab, pois estamos nos conectando a um ecossistema internacional de inovação. Nosso objetivo é abrir as portas do Grupo Equatorial para novas soluções, trazendo a força da inteligência artificial e da visão computacional para um dos maiores desafios do setor: a inspeção de Redes de Distribuição. Mais do que tecnologia, estamos falando de impacto direto na vida de milhões de brasileiros que dependem da energia todos os dias”, afirma Rodrigo Campos, gerente de Digital e Inovação do Grupo Equatorial.
As inscrições estão abertas até 06 de setembro e podem ser feitas pelo link.
O Conecta Caldeira é um dos programas de maior destaque em inovação aberta no país e conecta grandes empresas a startups e scale-ups que oferecem soluções para desafios reais de negócio. O Instituto Caldeira, parceiro estratégico do desafio, é uma organização sem fins lucrativos que atua como hub de inovação e comunidade voltada à nova economia, ao empreendedorismo e à competitividade empresarial.