Governador Eduardo Leite participou da solenidade que reconheceu lideranças e instituições do agronegócio gaúcho
O governador Eduardo Leite participou, na noite de domingo (31/8), da cerimônia da 20ª edição do Troféu Senar O Sul. A premiação, promovida pelo jornal O Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), reconhece lideranças e instituições que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.
Na solenidade, realizada durante a 48ª Expointer, foram homenageadas personalidades de diferentes áreas do setor – como produtores, empresários, lideranças setoriais e representantes institucionais. Entre os agraciados, o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, recebeu o troféu na categoria Destaque Político.
Leite destacou a importância da Expointer e da premiação como símbolos de resiliência e valorização do setor.
“No ano passado, sofremos com as maiores enchentes já registradas em uma unidade da federação no Brasil. Ainda assim, insistimos em realizar a Expointer, que foi um grande sucesso, mesmo diante das dificuldades. Agora, abrimos esta nova edição com expectativas muito boas”, ressaltou o governador. “O Troféu Senar O Sul já é um momento consagrado, no início da semana da Expointer, em que se homenageiam aqueles que se destacaram na atividade agropecuária, não apenas diretamente como produtores, mas também como pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias, desde pequenas até grandes propriedades.”
Medalha Assis Brasil
Leite também fez a entrega da Medalha Assis Brasil ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior. A honraria havia sido prevista ao homenageado na edição da Expointer em 2023, mas a entrega não foi possível por questões de saúde. Martins também foi reconhecido com o Troféu Senar O Sul na categoria Destaque Especial Nacional.
“Essas homenagens são muito justas e servem de referência, porque inspiram outros empreendedores do agro. A inspiração é fundamental, e não tenho dúvida de que o Troféu Senar O Sul ajuda a gerar ainda mais riqueza para o nosso Rio Grande. Parabéns a todos os agraciados e obrigado por inspirarem os gaúchos e os brasileiros como um todo que olham para o nosso Estado a partir da Expointer”, destacou Leite.
Martins falou em nome de todos os homenageados, ressaltando a relevância do agronegócio e da parceria entre instituições públicas e privadas para o crescimento sustentável do setor.
O evento contou com a presença de lideranças empresariais, políticas e setoriais, além de autoridades e convidados que prestigiaram a noite de celebração ao agro gaúcho.
“Vivemos tempos em que muitos se dedicam a destruir biografias, a apontar culpados sem apontar soluções. Momentos como este, no entanto, mostram que a maioria é formada por aqueles que inspiram, que trabalham e constroem o futuro do Rio Grande. Essa é a força do nosso povo: transformar desafios em aprendizado, inspiração e riqueza para todo o Estado”, finalizou Leite.
Agraciados da 20ª edição do Troféu Senar O Sul
Agroindústria Familiar Rural: Laticínio Reginato
Profissional do Ano: Cléber Renato Zortéa
Jovem Produtor Rural: Mariana Cherubini
Pecuarista: Saimon de Cezaro
Produtor de Grãos: Rafael de Campos Pereira
Parceiro Agro: Empresa Syngenta – Presidente Carlos Henstschke
Destaque Especial Gaúcho: Alexandre Velho
Personalidade em Economia: Antônio da Luz
Rio Grande Seguros: César Saut
Vice-Presidente da CNA e Presidente da Farsul: Gedeão Pereira
Fundador da Rede Pampa: Otavio Gradet
Liderança Gaúcha: Leonardo Lamachia (Presidente da OAB/RS)
Destaque Político: Edivilson Brum (Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – Seapi)
Personalidade Gaúcha: Alberto Delgado Neto (Presidente do TJ/RS)
Medalha Assis Brasil e Destaque Especial Nacional: João Martins (Presidente da CNA)